DOAÇÃO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES - HRO
Promover ações voltadas a angariar fundos para aquisição de Suplementos Alimentares aos pacientes hospitalizados do Setor de Oncologia do Hospital Regional do Oeste de Chapecó, e que atende pacientes encaminhados por vários municípios da região oeste do estado de Santa Catarina.
Desde 2008, o Rotary Club Chapecó Sul Centenário se preocupa com os pacientes atendidos no Hospital Regional do Oeste, no setor de Oncologia. Muitos deles oriundos de cidades vizinhas, que passam o dia em trânsito, ou mais de um, para receber o tratamento do câncer. E E muitos deles, crianças, público onde a atenção do clube foi ainda maior.
Um dado a ser visto:
No Brasil, o câncer representa, atualmente, a terceira causa de morte, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares e para causas externas. O tratamento é efetuado por meio de cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, realizadas de forma isolada ou concomitante, dependendo da indicação. O tipo de tratamento instituído pode apresentar influência no estado nutricional do indivíduo, pois repercute diretamente na alimentação.
A desnutrição é uma complicação freqüente em pacientes oncológicos e tem sido associada ao aumento das taxas de morbidade e mortalidade, às complicações infecciosas, à má nutrição, ao maior tempo de hospitalização, à imunossupressão, à redução da resposta à quimioterapia, ao aumento do risco de toxicidade induzida pela quimioterapia, ao aumento do risco de complicações pós-operatórias, à piora da qualidade de vida e, conseqüentemente, ao aumento dos custos para o sistema de saúde.
Onde nos engajamos:
A terapia nutricional pode ajudar os pacientes com câncer a obterem os nutrientes necessários para manter o vigor e o peso corporal, impedindo a perda do tecido corporal, constituindo novos tecidos e combatendo infecções. O comprometimento nutricional pode influenciar negativamente no tratamento como um todo, reduzindo sessões de quimioterapia e radioterapia, retardando cirurgias ou a recuperação pós-operatória, entre outros fatores. A intervenção nutricional durante o tratamento antineoplásico deve ser realizada de forma precoce, racional e individual. É importante para manter o balanço energético, prevenir perda de peso e oferecer os macronutrientes necessários ao individuo, desde que o consumo de micronutrientes seja adequado.
Postado em 22 de Outubro de 2017 por Rotary Club de Chapecó-Sul Centenário