por Distrito 4740
Nos dias atuais, vivemos uma realidade bastante otimista no que diz respeito à expectativa de vida do brasileiro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média é de 75,3 anos do brasileiro, e ainda melhor para o catarinense, chegando à média de 78,4 anos.
Resultado da maior expectativa de vida é o aumento da população idosa no país. Essa faixa de população que exige maior cuidado para se manter a qualidade de vida. O idoso demanda maiores cuidados nos âmbitos sociais, econômicos e de saúde.
Na realidade não é exatamente o que se vê, quando percebemos o aumento das internações em instituições de longa permanência, por motivo de solidão, abandono, carência ou desintegração social.
Em nosso município existe a Associação Beneficente Frei Rogério (Casa de Convivência de Idosos), que realiza um trabalho de acolhimento e amparo aos idosos de toda nossa região. Ele é mantido por doações, por ações de clubes de serviço e outras instituições, preocupadas com sua existência, também são mantidos por seus próprios salários de aposentadoria. No momento há 46 internos, 18 homens e 28 mulheres. Em várias visitas feitas pelo Clube da nossa cidade, percebemos uma enorme carência por parte desses velhinhos, muitos estão lá á anos e não recebem nenhuma visita de seus familiares. Quando planejamos visita-los, eles esperam ansiosos por saberem que terão uma tarde de alegria conosco. Portanto, procuramos ir sempre visita-los e dar o máximo de atenção á eles.
Durante a visita de encerramento de ano, às vésperas do Natal, cada companheiro de Rotaract Club adotará um Idoso, no objetivo de presenteá-lo com uma lembrança Natalina.
* Realizar uma visita ao final do mês de dezembro;
* Durante a visita realizar entrega dos presentes de Natal;
* Aproveitar o ambiente para realizar uma sessão fotográfica, com apoio do fotógrafo Charles Kobayashi
* Com a produção desta sessão, será realizada uma mostra fotográfica, futuramente.
No dia (data a definir), os sócios do Rotaract Club de Curitibanos se reunirão no Asilo, para realizar uma visita aos internos da instituição. Como costumam acontecer nas visitas que este Club realiza a instituição, os homens se encarregarão de levar refrigerante e as mulheres de levar algum prato, seja salgado ou doce. Também será tratado previamente com algum instrumentista (provavelmente gaiteiro) para acompanhar o grupo, levando assim mais interação e diversão aos internos.
Porém, para tornar esta visita especial, serão realizadas duas ações distintas:
* Em princípio, cada um dos sócios do Rotaract Club adotará um idoso. Assim, todos os internos receberão uma lembrança e um cartão de Natal;
* Aproveitando o ambiente alegre e descontraído, será produzida uma sessão de fotos com os idosos, afim de, com o resultado, realizar uma exposição fotográfica.
11/12/2016
História
Colégio de Governadores
Governadores Assistentes
Equipe Distrital
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios