Rotariana ministra palestra sobre Adoção Tardia

por Rotary E-Club Distrito 4740-Inspiração

A palestra intitulada “Adoção Tardia: Quando o vazio é preenchido”, foi ministrada no dia 14/08 pela companheira Psicóloga Patrícia Pérego, que atua no Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, na modalidade Família Acolhedora, no município de Xanxerê. Tendo ocorrido nas dependências do Seville Park Hotel em Xanxerê e destinada ao Grupo de Estudo e Apoio à Adoção de Xanxerê -Geaax Amigos da Criança. Contou com aproximadamente 40 pessoas, dentre elas, pessoas pretendentes a adoção, pessoas que já adotaram, trazendo consigo seus filhos, e mesmo, representante do Serviço Social Forense da Comarca.
Durante a palestra foram debatidos temas acerca do perfil das crianças disponíveis para adoção. Momento em que se apresentou o levantamento de dados do último dia 12 de agosto, retirados do Cadastro Nacional de Adoção – CNA e Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que mostrou que o número de pessoas que desejam adotar no Brasil mantém-se quase cinco vezes maior que o de crianças e adolescentes disponíveis, são 42.543 pretendentes e 4.933 crianças à espera de uma nova família.
Os dados demostram que 82,06% das crianças e adolescentes aptas à adoção apresentam mais de 10 anos, sendo que 50% dos pretendentes procuram por crianças menores que 3 anos. Apenas 3,33% das crianças e adolescentes disponíveis têm menos que 3 anos, o que torna a espera demorada e sofrida, mas há pessoas que resolveram não esperar tanto, abrir o leque de opções e ter vida nova praticando a Adoção Tardia.
A adoção tardia é aquela praticada com crianças e adolescentes maiores que 3 anos de idade, que estão sob a custódia do Estado. Se aplica até os 17 anos e normalmente é mais rápida nos processos, devido à baixa procura por pais pretendentes.
A experiência de fala foi memorável e emocionante, sendo um momento de reflexão e exposição de vivências entre os participantes.
A decisão de amar incondicionalmente alguém sem laços biológicos, além de muita responsabilidade, precisa desse amor como alicerce. Claro que as relações, seja entre pais e filhos, entre amigos ou um casal, leva tempo. Mas o amor tem a incrível capacidade de evoluir sempre!

Fotos

Localizar site dos clubes