Projeto Mobilidade para todos
por Rotary Club de Campos Novos
O projeto Mobilidade para todos nasceu dentro do Distrito 4630 de Rotary Internacional em parceria com a Free Wheelchair Mission (doadora das cadeiras de rodas) e ANPR (instituição habilitada a receber a doação). As cadeiras de rodas são distribuídas pelos Rotary Clubs treinados e habilitados nos Distritos Rotários 4630, 4440, 4470, 4560, 4640, 4652, 4700, 4710, 4730 e 4740.
Nós do Rotary Club de Campos Novos, pertencente ao Distrito 4740 ficamos muito honrados em participar desse projeto. Nosso coordenador Renan Parize, participou dos treinamentos e recebeu toda a orientação para coordenar desde a seleção e o cadastro pessoas que poderiam receber as cadeiras de rodas, além de acompanhar a logística, o recebimento das cadeiras, a montagem e supervisão do processo. Em Campos Novos, recebemos 5 cadeiras de rodas.
O Rotary Club de Maringá Parque do Ingá é responsável por coordenar todo o processo, que envolve: a chegada dos contêineres no porto, desembaraço aduaneiro, transporte das cadeiras, armazenamento, treinamento dos Rotary Clubs, produção e distribuição de materiais, busca de patrocinadores, distribuição das cadeiras para os Rotary Clubs, treinamento de agentes regionais, controle de peças de reposição, auditoria, divulgação das ações, prestação de contas e organização das Expedições Humanitárias e busca parceiros e doadores que viabilizam essas viagens missionárias.
A logística de um projeto desta envergadura é bem ampla, pois inicia-se com a FWM arrecadando fundos com doações, eventos e maratonas nos Estados Unidos. Depois identificam os países que receberão as doações. Cada parceiro internacional relaciona o tamanho e modelo de cadeiras de rodas e o fornecedor na China produz de acordo com o pedido.
Com a produção pronta, as cadeiras desmontadas são acondicionadas em caixas, colocadas em contêiners de 40´ e despachadas via marítima para o porto do destino.
A distribuição no Paraná é efetuada por rotarianos de clubes habilitados que passam por treinamentos onde aprendem desde a identificação dos usuários, medições, montagem, até os ajustes das cadeiras, conforme o perfil dos usuários.
As cadeiras são enviadas pela organização não-governamental Free Wheelchair Mission, com sede na Califórnia. A instituição fornece cadeiras de rodas a entidades parceiras de várias partes do mundo. Desde 2001, a ONG calcula ter distribuído 1,3 milhão de cadeiras de rodas para instituições e hospitais de 94 países em desenvolvimento.






