Em preparação para o ano rotário 2022-23, lideranças se reúnem em Lages
No dia 26 de março, lideranças do Distrito 4740 reuniram-se em Lages para o treinamento dos governadores assistentes da governadora eleita Maria Alice Baggio. O local escolhido pela equipe da governadora para o evento foi o Mercado Público de Lages, recém revitalizado pela administração pública. O objetivo foi buscar um lugar público, onde os visitantes pudessem apreciar a história e praticar o companheirismo nas áreas de conveniência.
O GATS deste ano focou no companheirismo, no acolhimento, na história e nas diretrizes do Rotary International. O evento ocorreu em um clima descontraído, cuidadosamente organizado e supervisionado pela governadora eleita, depois de dois anos sem treinamentos presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19.
O treinamento foi marcado pela apresentação do lema rotário 22-23 com a participação por vídeo da presidente de Rotary International Jeniffer Jones e com a mensagem do diretor Júlio César Santisteban. Os participantes também tiveram a oportunidade de assistir palestras motivacionais, conduzidas por palestrantes conceituadas como Juliana Ribeiro, conferencista internacional. As palestras técnicas ficaram no comando das lideranças distritais, governador Darci Campo, governador Júnior Ambrósio, RDR Marcelo Borges e a governadora eleita Maria Alice Baggio.
Durante a gincana os participantes recapitularam a história do Rotary no Brasil e no Distrito de forma descontraída e empolgante. Também foram apresentadas as prioridades e objetivos do plano estratégico do Rotary: como ampliar o impacto, expandir o alcance, aumentar o engajamento de todos os participantes e melhorar nossa capacidade de adaptação.
“O desenvolvimento do quadro associativo para RI deve ser pautado na equidade, diversidade e inclusão. A cultura de contribuição à Fundação Rotária é um ponto fundamental para o desenvolvimento de projetos de grande impacto que geram resultados sustentáveis e significativos”, pondera a governadora eleita Maria Alice.
Segundo ela, toda organização moderna tem por princípio desenvolver o seu plano de ação, baseado no planejamento estratégico, como meio de estar preparada para as incertezas do mercado e o que fazer para manter-se viva e garantir a sua sobrevivência futura. Assim, o Rotary International, os distritos e os clubes, como organização, precisam também planejar as ações para garantir, com isso, que as metas e prioridades estão sendo mantidas em todos os níveis.
“Observa-se que as organizações que utilizam um planejamento estratégico ou um plano de ação são mais hábeis em encontrar soluções para os seus desafios e atingir suas metas. O plano de ação é um esforço disciplinado por executar as ações e decisões fundamentais que dão forma e guiam uma organização através do planejamento estratégico. O planejamento estratégico auxilia as organizações, dentre outras possibilidades, a controlarem suas atividades, a estabelecerem prioridades, auxiliarem na tomada de decisões, a mensurarem os resultados por meio de indicadores apropriados, além de aperfeiçoarem o desempenho das organizações”, conclui a governadora eleita Maria Alice.






